top of page
12509365_506099812902527_7031298005951637892_n.jpg

Duração do Projeto

O projecto começou a 1 de Dezeembro de 2014 e terminou a 30 de Abril de 2017.

Parceria

Por forma a levar a cabo a concretização das actividades do projeto foi estabelecida uma parceria entre 13 instituições provenientes de 5 países europeus.

A natureza multidisciplinar do consórcio permitiu a realização das diversas actividades que composeram o plano do projeto.


Espanha

Coordenador do Projeto - Universitat Politècnica de València – Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio 

Universitat de València (UVEG),

Asociació d’Estudis Fallers (ADEF),

Asociación UNESCO Valencia,


Portugal

Instituto Politécnico de Tomar (IPT),

Universidade Católica Portuguesa (UCP),


Alemanha

Inspiration Werbung Gestaltung Design,

Stadt Mainz.


Eslovenia

Kulturno izobrazevalno drustvo (KIBLA)


Itália

Università di Bologna – Alma Mater Studiorum (UNIBO)

Fondazione Carnevale di Viareggio,

Comune di Putignano,

Interdepartamental center of research in Urban Planning Alberto Calza Bini, Laboratory of research on Creative and Sustainable City of University Federico II of Naples

IMG_0892.jpg

Sobre o Projeto CARNVAL

O objetivo global do projeto Património Intangivel dos rituais europeus carnavalescos (CARNVAL) – Acordo n. 2014-3297/001 é promover alguns dos rituais carnavalescos europeus a os sectores culturais e criativos a eles associados.
Estes eventos são uma parte importante do património cultural imaterial europeu.
Desta forma este projeto foca-se em dar atenção a estes eventos e criar ligações entre os mesmos - e em última instância reforçar a ideia de um área europeia comum e aumentar o sentimento de uma identidade comum europeia.
De forma a atingir os objetivos o projeto foca-se nos eventos festivos que espelham ou que nos recordam directamente os eventos históricos ou contemporâneos – muitos dos quais mostram as ligações históricas, sociais e culturais complexas entre as diversas regiões europeias. A disseminação desta área do património cultural intangível pode veicular o diálogo entre culturas. Por um lado, enaltece a riqueza da diversidade cultural e histórica em oposição à crescente tendência da globalização. Por outro lado, contribui para o crescimento do sentimento de cidadania europeia visto que diversas ligações históricas e culturais são enfatizadas.

bottom of page